18.6.14

Maravilhoso

A qualquer um

O aviso

A beleza é perigosamente apaixonante
bem como a pessoa que ela habita.
Logo, não me responsabilizo
por suas precoces paixões,
tampouco por suas irrealizações.

1ª desconhecido / O operário

Um sorriso charmoso
capaz de derrubar os muros
ao redor do meu pequeno coração.

Assim, ele segue seu próprio caminho
à medida que se sente mais sozinho.

Ele é um encanto
que, no entanto,
vive no futuro.

Ó ele é uma máquina, ao menos
trabalha na velocidade de uma.

2ª desconhecido / A escultora

A melancolia dissolvida
no redondo rosto dela
é de extrema raridade,
pois assemelha-se à minha.

Tantos formatos!
Tantos ângulos!
Tantos pontos de vista!
Tantos planos!

Ó ela sofre de simplicidade
dentro de um mundo
assim tão complexo.

3ª desconhecido / O sonhador

Olhos de céu matutino
que uma vez me fitaram profundamente,
fazendo-me devanear em um desatino.

Um rapaz que foi abandonado no deserto
(no deserto do consciente).
Um rapaz que foi encontrado no mar
(no mar do inconsciente).

Invejo os olhos jovens dele.
Olhos atentos a tudo e a todos.
Olhos com uma incrível inocência.

Às vezes sou como ele:
obcecado por loucura,
porém cheio de sensatez.

4ª desconhecido / A dadaísta

Os mais belos fios de ouro
na minha frente balançam
assim como identificam
a pessoa à qual eles pertencem.

Contudo, não sei o porquê
de tê-la visto com tanta afeição.

Ela não é nada para mim.
Ela não faz sentido assim.

Quiçá a beleza dela
seja algo único
(e isso é digno de afeto,
senão, ao menos, de contemplação).

5ª desconhecido / O artista

Quando ele fala, 

seus lábios são voluptuosos.
E quando ele se cala, 
eles são apenas lábios.

Considero minha apreciação
um tanto sentimental,
embora seja fatal.

Poetizo em pura expressão,
necessitando intervir ou não.
Sou ansioso bem como angustiado
e, portanto, me apaixono
externa e internamente
por sua beleza impressionista.

Beleza que outrora imaginei possuir
com o mesmo sentimento
que dedico a ele este espaço
de um poema pretensioso.

– por J. C. Gonçalves

Um comentário:

  1. ''Às vezes sou como ele:
    obcecado por loucura,
    porém cheio de sensatez.''

    Minha maior verdade.

    ResponderExcluir